A MELHOR IDADE

A Terceira idade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado idoso pessoas acima dos 60  anos de idade. Em países desenvolvidos, é considerado idoso acima dos 65 anos.

A  terceira idade é apenas uma fase da vida de pessoas com 60, 70, 80, 90 anos e que em certos países, muitas pessoas já passaram dos noventa.

Há muitos preconceitos em relação às pessoas que passaram dos 60 anos. Em alguns casos, são discriminados, maltratados, isolados e abandonados pelos próprios familiares. 

Muitos enxergam os idosos como rabugentos, mal humorados, como um peso, uma carga, um farto. 

Mas na verdade , a terceira idade é para viver em Alegria Plena

um casal feliz

Como Podemos nos Referir ao Envelhecimento?

Velho, Idoso, Terceira Idade, Melhor Idade, Sénior?

por exemplo:

  • Velho – De acordo com o dicionário, velho seria algo ou alguém que possui pouco tempo de vida ou existência, portanto , não se enquadra no termo “velhice”
  • Idoso – Legalmente adotado ,idoso –  palavra de origem francesa, veio para substituir o termo “velho”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O mesmo entendimento também está presente na Política Pública Nacional do Idoso( Lei Federal Nº. 8.842), de 1994, e no Estatuto do Idoso ( Lei Nº. 10.741), de 2003.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, bem como a saúde, o trabalho, o esporte, a habitação e os meios de transportes. Promover autonomia, integração e participação efetiva na sociedade

  • Senior – Conforme dicionário, mais velho, relativamente a outro( falando de parentes que tem o mesmo nome)# junior
  • Terceira idade – O termo terceira idade foi criado pela Organização Mundial da Saúde(OMS) a qual refere se  a pessoas acima de 60 anos

Refere-se também à pessoa que se aposentou devido à idade e tempo de serviço numa empresa e que procuram mudanças, a qual promovam bem estar e uma qualidade de vida.

  • Melhor Idade – Veio para substituir o termos “Terceira Idade”

As limitações faz partes dessas modificações

A terceira idade é a melhor idade. A velhice já tem acúmulo de sabedoria, mas também vem junto às limitações.

Nesse processo de envelhecimento, o ser humano  passa por várias modificações, isso faz parte do ciclo evolutivo da vida. Nesse  momento , a pessoa idosa precisa dos cuidados, principalmente o apoio dos familiares para se ter uma vida de qualidade.

Dessa forma, tem que haver esse cuidado especial porque , nessa fase começa as limitações físicas e psíquicas. Mas isso não impede o idoso de desfrutar da vida com qualidade e com uma participação ativa na sociedade com suas experiências vividas.

  Velhice não é Doença

Envelhecer é diferente de adoecer. A patologia entra quando a pessoa adoece. Lesões cardiovasculares, cerebrais e alguns tipos de câncer , acontecem nesta fase da vida e ocorrem também outras lesões devido a falta de atividades físicas, dietas desequilibradas e estilo de vida que compromete a saúde durante sua vida.

Estes sintomas inespecíficos, bastante comuns na velhice, como por exemplo doenças cardiovasculares, uma das principais que levam a óbitos no mundo. Podem ser evitados fazendo o controle e acompanhamento médico e assim diagnosticar como a hipertensão arterial, dislipidemia, colesterol, diabetes, e obesidade.

Por isso , não podemos classificar a velhice como doença e sim uma conscientização das pessoas no tocante a essa fase da vida, e assim, ninguém precisa temer a velhice, mas saber que é um período de acúmulo de experiências boas e ruins, mas que conseguiu superá las com êxito, afinal são muitos anos de vivências.

Portanto, é necessário viver uma vida saudável, adotando medidas preventivas para evitar  que na velhice seja de doenças e sofrimentos 

Envelhecimento

Os cuidados com a saúde e uma vida de qualidade é fundamental para um envelhecimento saudável. Bons hábitos como ingerir menos açúcar, dormir as horas necessárias, procurar interagir, evitar consumir tabaco.

Para que isso aconteça, é preciso adotar um estilo de vida também saudável, que o envelhecimento ativo, uma vez que a população idosa está se expandindo.

A atividade social, econômica, cultural, espiritual e cívica faz parte de um processo de otimização, para que tenha uma qualidade de vida à medida que vai envelhecendo. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS), o conceito de saúde está associado ao bem estar físico, mental e social.

O processo natural do envelhecimento está associado às alterações fisiológicas do organismo, bem como o sistema cardiovascular, respiratório, endócrino, muscular – esquelético e nervoso. 

Também há uma diminuição da força física, os ossos se tornam frágeis, diminui a resistência cardiovascular, além do aumento da pressão arterial e a chance  de desidratação.

Outros fatores naturais do envelhecimento são:  incontinência urinária , pele se torna sensível, a glicose aumenta, há uma perda do equilíbrio, em consequência vem as quedas. Mudança de humor, visão e a audição diminui e também tem o esquecimento.

Mas isso varia de pessoa para pessoa e conforme o estilo de vida adotado, visando um envelhecimento ativo, com maior qualidade de vida.

casal de idosos trabalhando

Aprendendo com terceira idade

Através das experiências obtidas com o tempo vividos, muito tem a  ensinar os mais jovens. Uma das virtudes da velhice é a sabedoria, pois nunca deixamos de aprender. Isso engloba as experiências obtidas ao longo da vida através do trabalho, religião, política e principalmente sobre valores, estes por sua vez, vem se perdendo com o tempo .

As lembranças e recordações vividas contribuem também para a capacidade de raciocínio, atenção  e percepção. Os idosos têm muito a nos ensinar sobre a vida, com suas histórias de força e coragem e as dificuldades e experiências vencidas ao longo da vida.   

um casal feliz

Mudanças na memória

Com a chegada da velhice, a memória passa por mudanças. Com isso vem junto o esquecimento, causando lapsos e falhas na memória, que é o processo do envelhecimento normal. E isto acontece devido a várias tarefas executadas simultâneas.

Existem ferramentas que ajudam a estimular a memória, como por exemplo, atividades físicas e uma alimentação balanceada- Também é importante conscientizar sobre o consumo do tabaco e o álcool,que  por sua vez, pode comprometer uma vida longa e saudável.

Outro fator importante é a ginástica para o cérebro, como por exemplo, leitura, exercícios que faz pensar, tipo caça palavra, jogos, imagens mentais como técnica, a lembrança do passado,como foto, vídeo, num convívio com outras pessoas. 

DICAS E SUGESTÕES

  • Sempre ter alguém por perto, familias, amigos;
  • Não se sentir rejeitado;
  • Sempre praticar  exercício físicos e mental;
  • Não viver preocupado, tenha bom humor;
  • Aceitar as mudanças com o passar do tempo;
  • Procure ter um animal para lhe fazer companhia;
  • Alimentação balanceada;
  • Não se isolar, interaja com outras pessoas;
  • Faça consultas médicas periodicamente;
  • Procure viver relaxado;
  • Não se isole.
  • Faça caminhadas, tome sol pela manhã, exerça atividades para se manter ativo. 

E O FUTURO?

Será das pessoas idosas

Segundo a OMS, os idosos poderá chegar a dois bilhões até 2050, isso corresponde a ⅕ da população mundial.

É importante não se isolar no processo do envelhecimento, procure participar de atividades  em grupo de aprendizagem; conhecer novos lugares;  trabalho voluntários e outros como estratégias que venham  promover a sociabilidade.

Procure viver com tranquilidade: 

  •  tempo livre;
  • estar realizada;
  • Melhor fase da vida;
  • Alcance a estabilidade emocional ;
  • É permitido viver com qualidade afetiva e emocional;
  • A chegada dos netos;
  • Relacionamento afetivo e sexual na terceira idade;
  • Sem preocupação;

A idade não pode ser um peso nos seus ombros.

Sempre tenha auto estima, acredite em você , realize projetos de vida pessoal e nunca desista. Não importa a idade 

A melhor idade é aquela que você vive.

casal passeando com um cachorro
casal passeando com um cachorro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *